Viktor Ferreira
The Beatles, estamos falando de uma das bandas mais influentes de todos os tempos. O grupo era formado por John Lennon (guitarra e vocal), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (guitarra solo) e Ringo Starr (Bateria). A banda foi formada em Liverpool nos anos 60. No começo da carreira os Beatles assumiram um estilo musical rock n'roll anos 50 enraizada em Skiffle, posteriormente, eles iriam assumir diversos outros gêneros em álbuns experimentais muito importantes para o cenário da música. A imprensa citou“Beatlemania”, isso mesmo, era o nome dado a febre beatlemaníaca da época, na qual o grupo atingiu um sucesso estrondoso e foram comercialmente bem-sucedidos.
A formação inicial constituída por Lennon, McCatney, Harrison, Stuart Sutcliffe e Pete Best, acabaram construindo uma reputação aos redores de Liverpool e Hamburgo durante três anos a partir de 1960. Porém Sutcliffe deixou o grupo em 61 e Best foi substituído por Starr no ano seguinte. Enfim, com a boa e velha formação clássica dos Beatles, atingiram sucesso imediato no Reino Unido com o primeiro single “Love Me Do”, ganhando assim, popularidade internacional a partir do ano seguinte. A primeira gravação com Lennon, McCartney, Harrison e Starr juntos aconteceu em 15 de outubro de 1960, na demonstração de uma série de gravações registradas particularmente em Hamburgo, e em 26 de novembro de 1962 a banda gravou seu segundo single, “Please Please Me”, que veio a atingir o primeiro lugar na Inglaterra no início de 1963.
Os Beatles apareceram pela primeira vez na televisão no ano de 1962, no programa People and Places, transmitida ao vivo em Manchester, na TV Granada, e, em 4 de novembro de 1964, os Beatles apresentaram-se no Royal Variety Performance, em Londres, na presença da família real britânica.
Mais tarde gravaram o álbum, With the Beatles, que de imediato acabou com a febre de seu primeiro álbum homônimo, o Please Please Me.
Os Beatles então fizeram sua primeira aparição ao vivo na televisão americana no The Ed Sullivan Show, em 9 de fevereiro de 1964. Aproximadamente 74 milhões de telespectadores, cerca da metade da população americana, assistiu o programa. E em 1964 fora lançado o A Hard Day's Night, lançado como trilha sonora do filme de 1964 “A Hard Day's Night”, e em novembro do mesmo ano lançaram o álbum, Beatles for Sale. Em junho de 1965, Elizabeth II do Reino Unido condecorou os Beatles como Membros da Ordem do Império Britânico. Neste mesmo ano o filme 'Help!' foi lançado, e com o seu álbum homônimo 'Help!' serviu de trilha sonora, e de longe sendo o melhor álbum dos Beatles da fase iê iê, ou seja, de 1963 à 1965.
Após o álbum Rubber Soul lançado em dezembro de 1965, os Beatles iriam passar por uma mudança de sonoridade efetiva. O ano de 1966 é visto como a data em que a banda determinou o que seria até seu final, que seria em 1970. Nessa época, o mundo já não era mais o mesmo e o e um grande responsável por essa mudança foram os Beatles tanto musicalmente como culturalmente. Foi exatamente daqui, que os Beatles assumiram uma seriedade e experimentação musical com álbuns impressionantes. Começando com “Revolver” e, logo mais viria o álbum conceitual, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, que foi lançado em 1 de junho de 1967, é o oitavo álbum lançado pela banda britânica de rock The Beatles. É frequentemente citado como o melhor e mais influente álbum da história do rock e da música. Gravado em 129 dias em aproximadamente 700 horas, considerado como álbum inovador desde sua técnica de gravação até a elaboração da capa.
Outro efeito que serviu para popularizar o grupo foi o segmento no programa Our World, o primeiro programa do mundo ao vivo a transmitir, via satélite, imagens para o mundo inteiro, Os Beatles foram então transmitidos diretamente do Abbey Road Studios com a canção, "All You Need Is Love", escrita por Lennon, foi gravada ao vivo durante a apresentação no estúdio. All You Need Is Love, Strawberry Fields Forever e Penny Lane não foram lançadas em Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, mas foram lançadas logo depois como singles (compacto). Em meados de 1968 a banda manteve-se ocupada no processo de gravação do álbum duplo The Beatles, conhecido popularmente como "Álbum Branco" ou em inglês “White Album”, por conta da capa ter cobertura branca. As sessões na gravação foram o cenário de desentendimentos entre os integrantes do grupo, o álbum fora lançado como disco duplo em 22 de novembro de 1968. A capa foi criada pelo artista pop Richard Hamilton e o título original seria “A Doll’s House”, porém foi alterado para simplesmente “The Beatles”. A maioria das canções do disco foi feita durante a meditação transcendental em Rishikesh, na Índia com Maharishi Mahesh Yogi.
Os Beatles gravaram seu penúltimo álbum, Abbey Road, no verão de 1969. Leva o mesmo nome da rua de Londres onde situa-se o estúdio Abbey Road. Foi produzido e orquestrado por George Martin para a Apple Records. Apesar de ter sido o penúltimo álbum lançado pela banda, foi o último a ser gravado. As músicas do último disco lançado pelos Beatles, Let It Be, foram gravadas alguns meses antes das sessões que deram origem a Abbey Road.
A famosa fotografia da capa do álbum foi tirada do lado de fora dos estúdios Abbey Road em 8 de agosto de 1969 por Iain Macmillan:
Por fim, Let It Be sendo o décimo terceiro e último álbum lançado pelo grupo inglês de rock The Beatles. Gravado em janeiro de 1969, o álbum foi somente lançado em julho de 1970. O motivo do fim da banda ainda é muito discutido e pode ser descrito como uma série de eventos, tais como situação empresarial e dificuldade em colaboração entre os membros com conflitos internos.
O fim para eles seria um tiro certo? Os anos 70 trazia artistas de cunho forte musicalmente, e os Beatles enfrentariam uma crise de criatividade, é o que muitos dizem. Acredito que eles acabaram na hora, nem viveram de mais para os Beatles ruírem e ficaram o tempo necessário, para se tornarem inesquecíveis.
The Beatles, de fato, deixaram seu legado tanto na evolução musical como influência cultural, a banda é recomendada a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário